Página inicial


Traduções:

Bahasa Indonesia
Català
中文 / Zhōngwén
English
Español
Euskara
Français
Galego
Ελληνικά / Elliniká
हिन्दी / Hindī
Italiano
Português
Romãnã

                                        

Outras Páginas:

Módulos

Mapa Do Site

Palavras Chave

Contato

Documentos úteis

Links úteis


THIS PAGE HAS BEEN MOVED
If you are not redirected to its new location in a few seconds, please click here
DON'T FORGET TO UPDATE YOUR BOOKMARKS!

PHIL BARTLE

Web Smith, Editor, Educador, Treinador, Autor


Phil Bartle é Web Smith deste site, Empoderamento de Comunidades. Hoje aposentado, disponível por email para discussão de pontos levantados neste material. Professor de Sociologia. Foi Conselheiro-Chefe Técnico (CTA) do Programa de Gerenciamento de Comunidades de Uganda (CMP), no período de 1994-1998, quando este site foi iniciado.


Phil Bartle na seda da ONU em Gigiri, Nairobi

Aqui está a descrição de Julianna Kuruhiira's (desenho artístico) do Dr Phil em uma sessão de treinamento para mobilizadores de comunidades seniores, gerentes e coordenadores, em um seminário de pós-graduação na Universidade de Makarere, em Kampala.



Os anos sessenta tiveram todo tipo de revolução juvenil, as mais conhecidas foram os hippies e os yippies. Esta década também deu início a movimentos silenciosos, muitos jovens canadenses foram a países pobres oferecer seus serviços em auxílio à independência e liberdade.

Cuso foi fundado em 1961 (nos gabamos de ser seis semanas mais velhos que as Forças de Paz). Eu fui um destes idealistas, bastante modesto para saber que não podíamos realizar mudanças significativas, mas poderíamos contribuir e aprender.

Eu queria encontrar utilizações práticas para o meu treinamento em economia, sociologia e antropologia. Após dois anos em Uganda, eu passei um ano vivendo com populações pobres em vários países da Ásia e da África. Envolvido, eu dediquei minha vida ao desenvolvimento, embora mantendo minhas conexões com a vida acadêmica e minha paixão pelo ensino. Embora o material de treinamento evite a teoria e a ideologia, eu reconheço que a minha abordagem foi retratada nos escritos de Paulo Freire, Ivan Illich e Franz Fanon.

Eu completei meu PhD em Gana, com professores africanos e numa concentração africana, focando em Obo, uma cidade na encosta da escarpa Kwawu dentro da floresta tropical.


Phil Bartle com Annita Foley, 1974

Eu aprendi que nossa ajuda contribuiu muito para a pobreza, tornando os destinatários dependentes das apostilas, e encorajando os oficiais do governo a se tornarem corruptos. Juntamente com outros que pensavam igual a mim, eu ajudei a desenvolver uma "Metodologia de Empoderamento" como uma alternativa à caridade, baseado na idéia de que a luta produz a força. (Um atleta não se fortalece quando é o treinador quem faz as flexões)

Agora que estou nos meus sessenta anos, e a saúde me proíbe de trabalhar em outros continentes, eu transformei minha experiência em documentos para os trabalhadores comunitários. Eu os coloquei neste website gratuito para que eles possam imprimir o material de treinamento e atualização. Eles atingiram a marca de nove mil documentos, em vários tópicos relacionados. Nós atingimos cerca de 40.000 impressões por dia, ou um milhão por mês.


Phil Bartle com Roberto Cancel, 2007

Algumas páginas foram traduzidas para mais de seis dúzias de idiomas por voluntários não pagos. Com todos estes voluntários (mais de cem pessoas contribuíram para este site), nós nos organizamos em uma sociedade sem fins lucrativos, registrada no Governo da Colúmbia Britânica em uma ilha no Pacífico situada na costa oeste do Canadá. Muitos colaboradores convidados acrescentaram seus materiais de treinamento. Um módulo de alfabetização foi dedicado à memória de Peter Gzoski, um módulo de gerenciamento participativo foi dedicado ao Dr. Gert Lüdeking da UN-Habitat, enquanto um documento sobre a AIDS/SIDA foi dedicado a Stephen Lewis. Minha recompensa são as centenas de emails de todo o mundo, e os diálogos que resultam deles. Mais recentemente, tem sido bastante gratificante ver as muitas pessoas que doam seu tempo, energia e conhecimentos a este site; é estimulante ver que o altruísmo não morreu.

Phil Bartle
––»«––

Ver: Perfil em WikiEducator


© Direitos de autor 1967, 1987, 2007 Phil Bartle
Web Design: Lourdes Sada
––»«––
Última actualização: 09.06.2011


 Página Inicial