Chefes e anciãos em público .. Há dois dias Adae no calendário de 42 dias. Quando um é declarado como Adae Kese, significa que haverá uma festa nas ruas (afahye) em que os chefes e anciãos se mostram em público. São cumprimentados (no sentido contrário ao do relógio) pelos outros chefes e anciãos, membros da comunidade, e pelos outros padres e seus deuses. A palavra afahye significa festa pública. Os ingleses, através da sua experiência colonial na Índia, introduziram o termo Hindu "durbar" para designar o evento. . . . .
O meu pai adoptivo, Nana Asiamah II, Obohene e Nifahene de Kwawu
O Kontihene de Obo, Nana Noah Adofo II, participa numa dança de guerra à esquerda. Ele foi o meu principal guia e professor durante a minha pesquisa de doutoramento para a Universidade do Gana, Legon. .. O homem na foto à direita é um ahenkwa, criado de tamborete. Ele usa a túnica à volta dos braços como sinal de respeito. Mesmo um chefe ou ancião, quando cumprimenta um chefe de maior idade, destapa temporariamente o seu ombro esquerdo (quando usa uma túnica) como sinal de respeito. .. A dança da pequena menina chama-se "adowa" (querida). É vista apenas pela sua beleza e não como uma dança de guerra. .. .
.
As danças de guerra das tradições Europeias Os meus amigos militares não gostam
quando eu descrevo um parada militar formal como
coreografia. Mas é o que é. A precisão de passos, o ritmo
da marcha, com ou sem uma banda a tocar, a prática necessária para manter
a sincronia, insere-a na categoria de dança. Acho que estive bem
durante o meu treino militar na RCAF do Canadá, na parada, devido à minha
participação em danças de salão quando era adolescente.
. .
.
Parte da minha observação participante era ser o tocador de corneta na corte de Obo. Chefe Geral, Omanhene . Kwawu está organizado politicamente como qualquer OmãAkan, com um Chefe Geral, um Chefe de Interior e quatro alas (Frente, Esquerda, Direita e Retaguarda). Obo encabeça a Divisão Direita. Eis algumas imagens de Omanhene ou Chefe Geral de Kwawu. . .
. .
Daasebre Akuamoah Boateng II, Omanhene (Chefe Geral) de Kwawu Linguistas . Os akyeame (traduzido por defeito como "linguistas") identificam-se pelas suas lanças. Cada posição de linguista é um cargo colectivamente possuído por um matriarcado. Obo tem sete linguistas, incluindo um Chefe Linguista. . Para uma descrição da minha descoberta da sagrada lança negra de rituais, veja Apoma. .. . .
Linguistas de Obo num Adae Kese Kwawu (Afahye) que teve lugar em Mpraeso No lado direito da foto à direita, a segunda pessoa a contar do tambor, um dos sete linguistas do Obo é uma mulher. . .
.![]() .
. .
Mpraeso; Chefes Kwawu . .
.
Obohene (direita) e Rainha-Mãe num Adae Kese com lugar em Mpraeso .. . . .
Tambores falantes
––»«––
|