.... Carne de caça (Proteína animal da floresta tropical) . A maioria dos caçadores são homens. Por vezes quando vão à floresta tropical, recolhem alguns vegetais ou insectos se disponíveis, ainda que sejam as mulheres, geralmente, que os recolhem quando vão aos terrenos de cultivo. .
Caracol da floresta tropical (Cerca de 10cm de comprimento) Os jovens vão a áreas de caça para capturar, abater ou encurralar veados entre outros herbívoros. Estes herbívoros são chamados de ratazana-do-capim na zona das Caraíbas, mas não são ratos. Estão mais próximos do porco-espinho. São primos dos coelhos e dos esquilos e completamente vegetarianos (ao contrário dos ratos). O seu habitat preferido são os campos de cana de açúcar. Se os jovens conseguirem a vender a carne fresca junto à estrada é o que fazem, mas se ninguém pagar o elevado preço que pedem, eles fumam a carne. Carne fumada de caça é muito popular entre as comunidades Akan. . .
A ratazana-do-capim, ou farfana (Thryonomys spp.) Os morcegos são fáceis de encontrar em Kwawu. Muitos vivem nas cavernas, mas outros vivem nas altas árvores da floresta. Ainda que se comam por todo o Sul Ganês, os Kwawu têm a reputação de lhes dar preferência enquanto comida. São muitas vezes fumados ou secados. Quando preparados desta forma, mostram os seus dentes e uma careta de morte. São jocosamente chamados de "Da nkwan sri," (Ficar a rir na sopa). . .
Morcego Em pequenas povoações pode existir um agregado de nortenhos, que são normalmente muçulmanos, que cortam e vendem carne. As vacas vêm desde o longíquo norte porque a mosca tsé-tsé proíbe-as de serem criadas na floresta tropical. . Insectos comestíveis são muito sazonais, como os cogumelos, essencialmente disponíveis nas estações chuvosas. As colónias de formigas, por exemplo, produzem grandes números de rainhas e operários, 12, 24 ou 36 horas após a primeira grande chuva do ano. Elas copulam, perdem as suas asas e começam novas colónias de formigas. Cheias de gordura, são atraídas pelas luzes à noite, permitindo às pessoas recolher um grande número delas no solo debaixo das luzes. Ainda que algumas pessoas as comam cruas, são melhores fritas. Os estados larvais (lagarta) do besouro-rinoceronte são descritos na página dos outros produtos do óleo de palma. . .. Residência bi-local .. Quando marido e mulher vivem em casas separadas (bi-localmente) na mesma cidade (o que é comum quando viajam até à sua cidade natal devido a funerais, ou quando um homem tem mais de uma mulher), pode-se observar o padrão das crianças que vão de uma casa para a outra a carregar comida. Isto é discutido no documento Ginocracia encoberta. Maridos e mulheres podem viver juntos quando estão longe da cidade-natal, mas cada um vai à sua casa na matrilinhagem para dormir quando estão nesta cidade. O que implica o quadro típico das crianças a viajaram da casa do pai para a da mãe, e vice-versa, a cada noite, carregando uma refeição. Se é a vez da mulher de ficar com o marido (pode ocorrer que ele tenha mais de uma mulher), ela prepara comida na sua casa e leva-a à dele para comer à noite. .. .
A levar comida ..
para a casa do marido para o serão Convidados à mesa . Os homens tendem a comer com outros homens, enquanto as mulheres comem com outras e com crianças. .
As mulheres comem frequentemente com outras mulheres e com crianças
Cru e cozinhado Os Akan preferem as suas refeições
cozinhadas. A idéia de comer uma salada com uma refeição é considerado
um comportamento indigno. Só animais, não humanos, comeriam refeições
cruas. Sobremesas no final da refeição são desconhecidas.
Durante o dia, aparte dos tempos de refeição, fruta
, fresca e crua, é comida, principalmente laranjas
e bananas que são geralmente vendidas onde os viajantes trocam de veículos,
isto é, parques de camiões. Ananázes, "maçãs" (ácidas) e "pêras"
(abacates), entre outras frutas tropicais e bagas são também comidas
fora dos tempos de refeição.
Comida para os Deuses Agricultura ....
Cultivo
Agricultora Comércio ..
Balcão de venda de laranjas
|